• Liderança do programa editorial, da curadoria à publicação
• Prospecção de originais e desenvolvimento de projetos de literatura brasileira e não ficção
• Definição de estratégias comerciais, cronogramas e acompanhamento de produção
• Supervisão dos processos editoriais (avaliação de originais, edição, preparação, revisão, design de capa)
• Gestão de comunicação, branding editorial e posicionamento no mercado
• Curadoria de originais em literatura brasileira contemporânea
• Edição de texto (line editing) e preparação de texto (copyediting), com foco em qualidade literária e técnica
• Relacionamento com autores, com acompanhamento editorial próximo
• Construção de catálogo, planejamento de lançamentos e acompanhamento de pós-publicação
Como editor-chefe da Cachalote, conduzo o processo editorial completo – da leitura à impressão do livro. Faço a avaliação dos originais, seleciono os títulos para publicação, dialogo com os autores e edito os textos com atenção a cada projeto literário.
Tenho interesse maior por originais que se desviam das trilhas já batidas – obras que colocam em disputa não apenas o que se narra, mas como se narra. Textos que desafiam estruturas narrativas convencionais, borram limites de gênero, tensionam a linguagem e se colocam como exercício formal e poético.
Compartilho sem receio: leio com atenção especial originais que parecem difíceis demais, fragmentados demais ou insubmissos demais para os padrões de mercado. Minha experiência mostra que é bem nesses textos que costuma pulsar o que há de mais vivo e transformador na literatura contemporânea.
Na Cachalote, literatura é território de risco e descoberta. Apostamos em textos que expandem fronteiras, rompem consensos e desafiam o mainstream editorial.
Um exemplo disso é o livro Inútil corroer o osso da tempestade, de Maria Luíza Chacon.
Esse livro reúne dez contos confeccionados numa “prosa vertiginosamente carnal e poderosa [...] com apreço comovente pelo ritmo e pela sonoridade das frases”, como aponta Micheliny Verunshck.
O livro teve boa recepção crítica, com resenhas publicadas na Folha de S.Paulo e na Revista Cult – e tem contribuído para consolidar o perfil estético da editora.
Tem um original que desafia padrões e quer publicar com quem vai te ler a sério?
✉ Me escreva. Vamos conversar.